O Movimento

A Conspiração Mineira Pela Educação é um Movimento que busca a conquista de uma educação de qualidade para todos. Trata-se, pois, de um propósito que demanda um extraordinário esforço conjugado, tendo em vista a complexidade da educação, a dimensão do nosso Estado e as suas notáveis diversidades. Por isso mesmo, é um desafio que somente pode ser enfrentado com a força de transformação de uma conspiração, com os seus significados histórico e etimológico.

Projeto Serra Verde


Projeto Serra Verde nasceu com a intenção de auxiliar na melhoria do ensino do conjunto das escolas públicas situadas no entorno da atual Cidade Administrativa de Belo Horizonte, nas proximidades dos municípios de Santa Luzia e Vespasiano. A Conspiração contribuiu para a melhoria dos resultados na educação em, aproximadamente, 50 escolas. Essa melhora foi sinalizada pelos índices de aprendizagem Proalfa 2009 e IDEB 2009 .  Especificamente no IDEB, Minas Gerais fez bonito e alcançou o primeiro lugar, juntamente com o Distrito Federal, na categoria ensino fundamental de 1ª à 4ª série. O estado chegou à marca de 4,9 pontos, número mais próximo, dentre os estados, do objetivo do governo: 6,0 pontos em 2021. A Conspiração Mineira Pela Educação, que se alinha a essa meta, teve 54 das 70 escolas integrantes, avaliadas. A média calculada dentre essas instituições alcança um resultado ainda melhor: 5,9 pontos.
Foram mais de 50 mil alunos beneficiados até o fim de 2009. Hoje, a meta do Projeto é muito maior: visa à melhoria do ensino em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) de Belo Horizonte e das 34 cidades que compõe a região metropolitana.
O Projeto Serra Verde tem cinco pontos de atuação, definidos pelos primeiros participantes dos Fóruns de Diretores nas reuniões realizadas em 2007 no auditório do Sest/Senat. São eles:
1. Aumentar a motivação dos alunos;
2. Aumentar a motivação dos professores;
3. Melhorar a integração família-escola;
4. Ajudar a criar um ambiente saudável à aprendizagem;
5. Verificar os quatro pontos anteriores nos resultados obtidos nos índices de alfabetização IDEB e PROALFA.

- Fórum de Diretores
Evento mensal que visita a cada edição uma escola participante e reúne diretores das escolas, autoridades da Secretaria de Estado de Estado de Minas Gerais e das Secretarias Municipais de Educação das cidades abrangidas e representantes das organizações parceiras, para apresentação de projetos, palestras de interesse geral, troca de experiências (sempre com a apresentação de uma boa prática) e outras informações sobre o Movimento.
- Café Parlamentar
Evento semestral que reúne autoridades dos três setores da sociedade para discutir assuntos relativos à educação em Minas Gerais e realizar uma prestação de contas do Movimento.
Resultados de 2006 à 2010
Mais de 100 escolas tornaram-se parceiras do Movimento, por meio do Projeto Serra Verde e puderam se beneficiar dos 33 Fóruns de Diretores ocorridos até novembro de 2010 e dos 13 projetos oferecidos por meio de parcerias, atingindo direta ou indiretamente mais de 100 mil alunos da rede pública.
As escolas participantes do Projeto Serra Verde ficaram um ponto acima da média nacional na avaliação do IDEB, atingindo 5,9 pontos no ensino fundamental de 1ª à 4ª série. Entre as 70 escolas integrantes da Conspiração no período de aplicação das avaliações, 54 foram avaliadas.