O Movimento

A Conspiração Mineira Pela Educação é um Movimento que busca a conquista de uma educação de qualidade para todos. Trata-se, pois, de um propósito que demanda um extraordinário esforço conjugado, tendo em vista a complexidade da educação, a dimensão do nosso Estado e as suas notáveis diversidades. Por isso mesmo, é um desafio que somente pode ser enfrentado com a força de transformação de uma conspiração, com os seus significados histórico e etimológico.

Conspiração pela Educação Infantil

“Se todos quisermos, podemos fazer do Brasil uma grande nação.”
Alferes de Cavalaria Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

Como podemos fazer do Brasil de hoje a nação dos nossos sonhos, até 2022, quando estivermos comemorando o Bicentenário da Independência? A educação é a estratégia primordial para dar conta desse desafio – é o elo, a trilha e a ponte entre o país que temos e país que queremos.

Essa consciência fez surgir, simultaneamente, a partir de setembro de 2006, dois movimentos: Todos Pela Educação, no plano nacional, e Conspiração Mineira pela Educação, em nosso Estado.

Os dois movimentos, entrelaçados por metas e estratégias, têm a mesma fundamentação: se apóiam em Aliança Intersetorial entre o Primeiro Setor (entidades do governo), o Segundo Setor (entidades empresariais) e Terceiro Setor (organizações sem fins lucrativos).

A Conspiração Mineira pela Educação tem como aliados as Secretarias de Educação (do Estado e dos Municípios), a Associação Comercial de Minas e a Câmara Americana de Comércio, além da Fundamig (Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado).

Neste ano, surge novo aliado que provoca o desdobramento da Conspiração, com um foco de transcendental relevância. A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte propõe a Conspiração Metropolitana pela Educação Infantil.

O propósito desse desdobramento é criar condições para a implementação, em larga escala, de redes de educação infantil, nos 34 municípios da Grande BH.

Já identificamos a viabilidade desse novo desafio: 1) fontes de financiamento, 2) práticas pedagógicas e 3) capacitação profissional.
Podemos, pois, compartilhar um sonho: fazer da Grande BH a capital brasileira da educação infantil – elo, trilha e ponte para além de 2022.


Evando Neiva – Conselheiro-presidente da Conspiração Mineira pela Educação


Leituras recomendadas:

1.   James Heckman, Prêmio Nobel de Economia – Investir na educação de crianças é a política pública de eficácia máxima – Entrevista à Veja,  10/junho/2009 – Edição 2116
2.   Daniel Goleman, ph.D. – Inteligência Emocional – Editora Objetiva, 2005 – Cap. 15: Quanto custa o analfabetismo emocional
3.   Alison Gopnik – The Philosophical Baby – Editora Bodley Head, 2009